
Guia para a Transformação Digital
A Transformação digital está a alterar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros.
Este fenómeno tem vindo a impulsionar o aparecimento de novos produtos e modelos de negócio e os desafios multiplicam-se sobretudo para as empresas que querem acompanhar a evolução crescente dos mercados.
CLIENTES - O poder do cliente na Era Digital
Hoje em dia, ouvir, compreender e responder às necessidades do cliente passou a ser a principal prioridade; é neste sentido que a informação desempenha um papel fundamental na compreensão dos dados que determinam os comportamentos dos consumidores.
Na Era Digital os clientes têm do seu lado mais poder do que nunca e a melhor forma das empresas aproveitarem esta oportunidade para gerar mais receitas é repensarem a forma como interagem com os mesmos. Neste sentido, a recolha de insights relevantes e a sua análise devem constar na lista de prioridades das marcas que pretendem melhorar a experiência do utilizador, personalizar a sua abordagem e aumentar substancialmente as taxas de conversão.
Existe um conjunto de práticas que devem ser implementadas internamente por qualquer organização para potenciar o envolvimento com o seu cliente:
- Cultivar em todos os colaboradores da empresa o foco no cliente e na sua satisfação;
- Procurar potenciais clientes e personalizar as interações com os mesmos;
- Criar uma presença forte nos canais digitais onde o público alvo está presente e coloca à disposição insights valiosos que darão o mote a experiências relevantes;
- Utilizar os dados já existentes para gerar uma visão 360º da relação com o cliente de forma a perceber quais são as suas necessidades no momento;
- Estabelecer parcerias entre os líderes de marketing e as TI para definir as soluções e as ferramentas de gestão mais eficazes na relação com o cliente.
EQUIPA - A importância da Equipa na Transformação Digital
A motivação da equipa é o segundo pilar fundamental para a transformação digital de qualquer empresa. O sucesso dos novos modelos de negócio, impulsionados por este fenómeno, depende da forma como estes são aplicados numa empresa e como a sua equipa consegue transformar dados genéricos em ativos valiosos para gerar mais receitas.
Uma das principais prioridades de qualquer empresa que esteja a iniciar o seu processo de transformação digital passa por implementar e fomentar uma cultura digital nos seus colaboradores. Não adianta estar a investir em tecnologia para recolha de dados se os colaboradores não estão aptos para os analisar corretamente e tirar o melhor partido deles.
É fundamental que os líderes de negócio percebam a importância que é ter uma equipa motivada e dotada de conhecimentos e competências específicas para conseguirem garantir o sucesso da organização no futuro. Impulsione a produtividade e a eficiência da sua empresa e das pessoas que nela trabalham, com as seguintes medidas:
- Aposte na formação e nas competências da equipa;
- Envolva os seus colaboradores nas discussões internas;
- Incentive à partilha de ideias e conhecimentos;
- Conecte a equipa através do trabalho remoto;
- Invista em ferramentas que tornem os processos mais fáceis e intuitivos como é o caso do Office 365 da Microsoft. Esta automatização permite aos colaboradores terem em sua posse elementos essenciais para melhorar a interação com os seus clientes.
PROCESSOS - Impacto das IoT nos processos internos de uma empresa
Nos últimos anos, a Internet das Coisas (ou IoT - Internet of Things) tem vindo a revolucionar a forma como as empresas operam a nível mundial. Adaptar os processos internos e as metodologias de trabalho a este fenómeno é meio caminho andado para agilizar a transformação digital de qualquer negócio que queira garantir o seu sucesso no futuro.
A 4ª Revolução Industrial tem vindo a alterar substancialmente os processos internos e a forma de trabalhar das equipas, e as principais mudanças fazem-se sentir na relação que estas mantêm com os seus clientes.
Qualquer líder de negócio que pretenda começar a implementar novas dinâmicas de trabalho na sua empresa deve encarar o avanço da tecnologia como uma oportunidade de otimizar as suas operações e não como uma ameaça.
Esta realidade tem oferecido às organizações inúmeras vantagens competitivas e muitas delas já conseguiram alcançar o sucesso graças à adoção de plataformas tecnológicas que contribuem para a gestão eficiente de dados e de processos organizacionais:
- Otimização da capacidade de resposta junto do cliente;
- Redução de custos relacionados com processos inteligentes;
- Coordenação de pessoas e ativos com uma maior eficiência;
- Previsão de situações futuras que poderão ser solucionadas previamente;
- Aumento de vendas e consequente satisfação do cliente.
Os softwares de gestão na cloud são a solução mais eficaz e muitas empresas já utilizam.
PRODUTOS
A oportunidade de incorporar softwares e tecnologia diretamente nos produtos e serviços está a fazer evoluir a forma como as empresas oferecem valor aos seus clientes. Este fator está a gerar novos modelos de negócio direcionados para o digital onde os dados são considerados o principal ativo para o crescimento das empresas e para a identificação de novas oportunidades que impulsionem o aumento das receitas.
Neste cenário surge a necessidade de apostar num conjunto de serviços interligados que gerem insights credíveis e que ofereçam retorno à organização. Para que isso aconteça de uma forma eficiente e estratégica existem fatores que devem ser tidos em conta na hora de começar a trilhar o caminho rumo à transformação digital no que toca à redefinição de produtos:
- Conectar os colaboradores de forma a possibilitar a partilha de ideias e opiniões que tragam valor acrescido ao negócio;
- Recolher insights que revelem os sentimentos do cliente relativamente aos produtos/ serviços disponibilizados pela empresa;
- Perceber as principais tendências de mercado para ajudar nos processos de tomada de decisões internas;
- Analisar dados relativos aos produtos no mercado e nas redes sociais para partir à descoberta de novos mercados que num futuro próximo possam garantir o aumento das receitas.
A implementação destas iniciativas vai aumentar consideravelmente a satisfação dos seus colaboradores e consequentemente os níveis de crescimento e produtividade do negócio no universo digital.
Comece hoje mesmo a otimizar a eficiência e a produtividade da sua empresa e das pessoas que nela trabalham com as nossas soluções de gestão integradas. Entre em contacto!
Sofia Moreira • Segunda-feira, Agosto 19, 2019 • Categoria(s): Transformação Digital Gestão Empresarial Notícias