
A importância da Cloud Computing na competitividade das empresas
A Cloud Computing automatiza as tarefas, passando a ser menos suscetíveis a falhas
A Cloud Computing assumiu um papel fundamental nas empresas, sendo considerada como uma tendência irreversível no mercado das Tecnologias da Informação e Computação. Isto deve-se, essencialmente, à eficiência operacional da gestão de negócios e da dinâmica de fazer mais com menos.
Uma das características que justificam a expansão da Cloud é a democratização do acesso às tecnologias de vanguarda e ao que há de mais moderno e seguro no mercado tecnológico.
Este facto é resultado da consolidação da era digital, baseada no uso da internet para manter pessoas, dispositivos e empresas conectados a todo o momento.
Com a nuvem, as tarefas passam a ser mais automatizadas e menos suscetíveis a falhas, além de proporcionarem mais agilidade e uma maior produtividade. A redução de custos é também uma das vantagens.
O que significa “Cloud computing”?
Cloud computing - “computação em nuvem” - é a entrega de serviços de computação – como servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises, inteligência, entre outros – pela Internet, “a nuvem”, oferecendo inovação, recursos flexíveis e economias de escala.
O armazenamento na cloud ajuda a reduzir os custos operacionais, uma vez que permite pagar-se apenas pelos serviços que se usa. Além disso, ajuda igualmente a executar a infraestrutura com mais eficiência e a dimensionar conforme as necessidades dos negócios.
Principais vantagens do armazenamento em Cloud
- Custo
A computação em nuvem não necessita de despesa de capital da compra de hardware e software nem da configuração e execução de datacenters no local.
- Velocidade
A maior parte dos serviços de computação em nuvem são “self-service”, portanto, até mesmo grandes quantidades de recursos de computação podem ser estabelecidos em minutos, dando às empresas uma grande flexibilidade e eliminando a pressão do planeamento.
- Escala Global
Os benefícios dos serviços de computação em nuvem incluem a infraestrutura de forma mais eficaz e dimensionar à medida que a empresa precisa de mudar. Isso traduz-se em fornecer a quantidade certa de recursos de TI, por exemplo: mais ou menos poder de informática, armazenamento ou largura de banda, no exato momento em que são necessários e a partir da localização geográfica certa.
- Produtividade
Normalmente, os datacenters locais exigem configuração de hardware e software, bem como outras tarefas demoradas de gestão.
A computação em nuvem elimina a necessidade da maioria dessas tarefas, portanto, as equipas podem gastar o seu tempo em atividades de negócios mais importantes.
- Performance
Os maiores serviços de computação em nuvem são executados numa rede mundial de datacenters seguros, que são regularmente atualizados para a última geração de hardware de computação rápido e eficiente.
Isso oferece vários benefícios num único datacenter, reduzindo a latência de rede para aplicações e maiores economias de escala.
- Segurança
Muitos fornecedores de cloud oferecem um amplo conjunto de políticas e tecnologias que fortalecem a posição geral de segurança, ajudando a proteger dados, aplicaçoes e infraestruturas contra possíveis ameaças.
Tipos de Cloud Computing
Nem todas as nuvens são adequadas para todos. Vários modelos e serviços evoluíram para ajudar a oferecer a solução certa para as necessidades de cada empresa.
Existem três formas de implementar os serviços de cloud: pública; privada ou híbrida.
Nuvem pública
Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outra infraestrutura são propriedade e operadas por prestadores de serviços, que fornecem recursos de computação, como servidores e armazenamento, pela Internet. Consegue aceder a esses serviços usando um navegador da web.
Nuvem privada
Uma nuvem privada refere-se aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Uma nuvem privada pode ser fisicamente localizada no datacenter da empresa. Algumas empresas pagam a prestadores de serviços para hospedar a sua nuvem privada.
Nuvem híbrida
As nuvens híbridas combinam nuvens públicas e privadas, unidas por tecnologia que permite que dados e aplicações sejam partilhados entre eles. A nuvem híbrida oferece maior flexibilidade à sua empresa, mais opções de implantação e ajuda a otimizar a sua infraestrutura e segurança.
Independentemente do tamanho da empresa e do seu ramo de negócio, temos soluções na nuvem adequadas para cada necessidade.
A nuvem pode ser um fator decisivo para um melhor posicionamento do negócio!
Sofia Moreira • Quarta-feira, Outubro 9, 2019 • Categoria(s): Cloud Computing Gestão Empresarial Notícias